Flavinho, como carinhosamente chamamos, era amigo do MBP. Foto: Roberto Parizotti
O Movimento Brasil Popular vem a público, nesse momento expressar nossa tristeza com a notícia do falecimento do nosso companheiro de muitas lutas e sonhos Flavio Jorge, fundador da Soweto Organização Negra e dirigente da Coordenação Nacional de Entidades Negras – CONEN e histórico militante do Partido dos Trabalhadores.
Flavinho, como carinhosamente chamamos, era amigo do MBP, contribuindo com o debate em torno da questão racial e da organização da militância negra. Destacado dirigente político com diversas virtudes, entre elas a capacidade de escuta atenta à militância, da construção de laços de solidariedade e fraternidade com as mais diversas lutas e resistências da Classe Trabalhadora.
Somos fruto do pensamento militante de Flávio Jorge que possibilitou o processo de construção do Setor Nacional de Igualdade Étnico-Racial e da formulação política que orienta nossa prática militante. Destacado articulador da Convergência Negra e expoente dos debates centrais na justa luta de combate ao racismo e pela construção do Socialismo.
Seguimos com o compromisso político de fazer memória sempre do seu legado político e da sua capacidade de construir unidade e laços fraternos de solidariedade e companheirismo, virtudes de um revolucionário.
Aos companheiros e companheiras da CONEN, do PT e à família, nossos sentimentos e nossa mais irrestrita solidariedade.
São Paulo, 06 de junho de 2024.