MBP

MOVIMENTO BRASIL POPULAR

A LUTA DO POVO É O NOSSO LUGAR!

Quem somos?

Somos militantes de diversos movimentos populares. Jovens, negros e negras, feministas, LGBTIs, caponeses, sindicalistas. Somos o Movimento Brasil Popular e também estamos inseridos no Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) e no Levante Popular da Juventude. Também caminhamos ombro a ombro com o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), o Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Movimento das Mulheres Camponesas (MMC) e Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares. Queremos construir a Organização necessária para derrotar o fascismo junto à e numa relação de complementação com as forças políticas comprometidas com a democracia, ao passo que enfrentamos os problemas concretos do povo brasileiro na construção de um Projeto Popular para o Brasil.

Acreditamos que a reconstrução da nação perpassa pela construção de um forte movimento político de massas que combine as diversas formas de luta: social, institucional e ideológica, com centralidade no fortalecimento da organização popular. Entendemos que as transformações estruturais no Brasil serão obra de milhões de brasileiros e brasileiras que lutam. 

Afirmamos nosso comprometimento com a construção de um Projeto Popular para o país, que contemple a diversidade do nosso povo; com o trabalho de base e em ser uma organização voltada para a luta de massas; com a unidade das forças populares e o fortalecimento dos diversos movimentos populares do país.

O Projeto Popular para o Brasil que defendemos tem como pilares fundamentais sete compromissos: a Soberania, a Solidariedade, o Desenvolvimento, a Sustentabilidade, a Democracia Popular, o Feminismo Popular e a Igualdade Étnico-racial. Este último foi incorporado com inspiração na história de Luis Gama e do movimento abolicionista radical brasileiro, pois compreendemos que a luta antirracista é parte estrutural da luta da classe trabalhadora no Brasil.

O Movimento Brasil Popular carrega em seu nome a expressão das lutas nacionais por libertação do povo brasileiro, ao mesmo tempo que, aponta que queremos um Brasil a serviço de seu povo, que realize a segunda independência e complete a abolição, concretizando um projeto nacional, soberano, popular e socialista.

SIGA