Desde outubro, o Movimento Brasil Popular vem participando de diversas iniciativas em defesa do povo palestino. Foto: André Gouveia
No último dia 06, o Movimento Brasil Popular se juntou ao Coletivo Vozes Judaicas por Libertação e à Anistia Internacional para pressionar o governo Lula a tomar medidas concretas e evitar a perpetuação das violações às normas imperativas de Direito Internacional por Israel.
O documento foi assinado por dezenas de partidos políticos, movimentos populares, sindicatos e centrais sindicais, organziações palestinas, e diversas outras entidades que defendem o fim do genocídio em Gaza. Leia a carta na íntegra clicando aqui. Você também pode assinar a carta e fazer parte da mobilização clicando aqui.
Confira os principais pontos da carta:
Compreendemos a urgência de empregar todas as formas de influência para pressionar o governo israelense a acatar as medidas provisórias da Corte no caso em questão. Dessa forma, é necessário que cessem imediatamente todas as transações comerciais com empresas israelenses envolvendo armas, munições, equipamentos militares, softwares e tecnologias de segurança. Além disso, defendemos a investigação de qualquer pessoa suspeita de crimes de direito internacional cometidos no conflito armado em território sob jurisdição brasileira.
A carta destaca também a extrema gravidade da situação vivida pela população de Gaza, enfatizando a morte de crianças devido à fome e desnutrição, os ataques aéreos indiscriminados que resultaram na destruição generalizada de infraestrutura e o deslocamento forçado de grande parte da população. Nesse contexto, queremos pressionar o governo israelense para que contribua na prestação de serviços básicos à população de Gaza, cesse os ataques ilegais, evite invasões como a de Rafah, em curso no momento, e facilite o retorno dos palestinos deslocados às suas casas.
Ademais, consideramos essencial a adoção de medidas mais efetivas por parte dos países latino-americanos, incluindo a aplicação do Direito Internacional, a fim de expressar solidariedade ao povo palestino e promover um ambiente propício para negociações de paz. O Movimento Brasil Popular e as organizações signatárias acreditam que somente através da pressão internacional será possível interromper a sistemática violação dos direitos humanos por parte de Israel, contribuindo assim para a promoção da paz e estabilidade não apenas na região, mas também globalmente.