Manifesto pela implantação do CAPS III 24 horas em Passos (MG)

O CAPS é uma das ferramentas do SUS que integram a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para promover o cuidado integral e assistência multiprofissional. Foto: Agência Brasil

Enquanto as estatísticas apontaram o aumento do número de suicídios em Passos, no ano 2023, a prefeitura municipal alegou que devolveu recursos para a implantação do CAPS lll, por falta de local. Enquanto isso, pessoas estão sofrendo todos os dias devido aos transtornos mentais graves e persistentes, o número de suicídios aumenta cada vez mais e pessoas continuam morrendo, famílias são destruídas.  

Desde o dia 24 de fevereiro de 2025, o Governo Federal abriu as inscrições para que os municípios possam inscrever propostas no Novo PAC Seleções 2025 (Programa de Aceleração do Crescimento) e Passos está na relação dos municípios elegíveis para a construção do CAPS. A hora é agora! O prazo para inscrições encerra em 31 de março. 

O CAPS lll atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso decorrente de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e projetos de vida. Proporciona sérvios de atenção contínua, com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana, ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno a outros serviços de saúde mental, inclusive CAPS AD.

Nota do Movimento BRASIL Popular em Passos (MG)