Em São Paulo, passagem a 5 reais não!

(Foto: Mariana Gil/WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

Transporte não é mercadoria, é direito fundamental

Como um bom bolsonarista anti-povo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou aumento da passagem do metrô e trem dos atuais 4,40 para absurdos 5 reais. Tal decisão vem ao mesmo tempo em que o governador avança no projeto de privatização e entrega de todo patrimônio público estadual, incluindo o transporte sobre trilhos. 

Desta maneira, entendemos que o aumento de 60 centavos de uma vez tem um objetivo claro: atender aos interesses de altíssima lucratividade das empresas concessionárias das linhas já privatizadas, todas na mão do Grupo CCR, bem como avançar na privatização das demais linhas. Para o interior, reajustes devem ser praticados também nos ônibus intermunicipais de responsabilidade da EMTU.

Tal decisão vem na contramão do que tem se debatido Brasil afora: a tarifa zero no transporte público, compreendendo ser a mobilidade um direito fundamental dos trabalhadores e trabalhadoras, que já destinam boa parte da sua renda para se locomover nas cidades, afetando sobretudo os que moram na periferia e em toda Região Metropolitana, no caso de São Paulo. 

A gestão municipal indicou que não seguirá o aumento estadual do estado. Assim, o governador está causando uma desorganização do sistema de transporte que acarretará certamente em sobrecarga dos ônibus municipais, ao passo que a população vai passar a substituir os meios de transporte. 

Nos assusta, ainda, que tal medida se dará logo após a Prefeitura de São Paulo, do aliado de Tarcísio e também bolsonarista Ricardo Nunes, instituir a gratuidade do ônibus municipal aos domingos. Não há gratuidade real se os custos estão sendo compensados no aumento da passagem de todos os outros dias da semana.

Por isso, o Movimento Brasil Popular se soma à luta do povo trabalhador contra mais esse ataque do Governo do Estado de São Paulo e indica a necessidade de avançarmos numa agenda antiprivatizações e retirada de direitos em todo o estado!

Direção Estadual do Movimento Brasil Popular de São Paulo

Edição: Monyse Ravena

Deixe um comentário