Parceria com o MDS e Programa Nacional de Cozinhas Solidáras fortalece o combate à fome e organização popular nos territórios periféricos

As Cozinhas Populares do Movimento Brasil Popular são instrumentos fixos dentro dos territórios de atuação do movimento, com o foco imediato no combate à fome e na organização popular.  Criadas no contexto da pandemia da Covid-19, que impôs aos governos, à sociedade, suas instituições e organizações políticas uma nova postura frente aos problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos que se agravaram, as cozinhas são ferramentas de organização social, trabalho de base e combate à fome, que tem como princípio de ação a solidariedade ativa e popular.

As cozinhas são um instrumento de solidariedade permanente e consolidado nos territórios. Foto: Junior Lima

Enquanto instrumentos fixos dos territórios, as Cozinhas Populares servem como base para a luta e o acolhimento dos territórios em outros níveis, tais como: cultura, saúde, educação, acesso aos direitos sociais, geração de trabalho e renda, etc. 

Assim, as Cozinhas Populares não matam somente a fome, mas servem como ferramenta de conexão dos contextos sociais, tais como cultura, educação, saúde e acesso à direitos de modo geral. Além do mais, por estar fixa no território, é um instrumento de solidariedade permanente e consolidado nos territórios.  

Parceria com o MDS

A partir da experiência dos movimento populares, o método de organização das cozinhas vem sendo potencializado através de políticas sociais do Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O Centro de Estudos Brasil Popular, inscrito no CNPJ nº 10.920.923/0001-15, atualmente está cadastrado enquanto entidade gestora junto ao MDS e foi aprovado no Edital de Chamamento nº 14/2024 do MDS, tendo celebrado o Termo de Colaboração nº 969164/2024, datado de 27 de novembro de 2024, com a União por intermédio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

O método de organização das cozinhas populares vem sendo potencializado através de políticas sociais do Governo Federal. Foto: Júnior Lima

A parceria celebrada tem como objeto execução de apoio às “Cozinhas Solidárias para a produção e oferta de refeições gratuitas e de qualidade, preferencialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, incluída a população em situação de rua e em insegurança alimentar e nutricional, no âmbito Programa Cozinha Solidária do Governo Federal, visando à consecução de finalidade de interesse público e recíproco, conforme especificações estabelecidas no plano de trabalho.”

As Cozinhas Solidárias envolvidas nesta parceria são:

CS018536 Cozinha Solidária do Rio Pequeno – São Paulo

CS015955 Cozinha Solidária Jardim Pery Alto – São Paulo

CS015582 Cozinha Solidária Escola Nacional Paulo Freire – São Paulo 

CS018924 Cozinha Solidária Jardim São Savério  – São Paulo 

CS019612 Cozinha Solidária da Serrinha – Ceará

CS019713 Cozinha Solidária 17 de abril – Ceará

CS014543 Cozinha Solidária Mara  – Distrito Federal

CS015653 Cozinha Solidária do Acampamento Marielle Vive – São Paulo 

CS018723 Cozinha Solidária São Marcos – São Paulo

CS019531 Cozinha Solidária Mudando Vidas – Paraíba

CS019543 Cozinha Solidária Antônio Conselheiro – Paraíba

CS016751 Cozinha Solidária Clara Camarão  – Rio Grande do Norte

CS017133 Cozinha Solidária Força Maior da Pedreira – Rio Grande do Sul

CS019205 Cozinha Solidária Solidariedade em Ação – Rio Grande do Sul

CS019248 Cozinha Solidária Mariano de Abreu – Minas Gerais

O valor total da parceria é de R$ 600.432,00 (seiscentos mil quatrocentos e trinta e dois reais). A prestação de contas final do projeto deverá ser apresentada até dia 28 de fevereiro de 2026.