Nota de solidariedade à Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG)

O Movimento Brasil Popular vem a público manifestar o seu apoio às organizações que verdadeiramente defendem os interesses populares. A CONTAG tem 61 anos de luta pelos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras do campo, das florestas e das águas, tendo enfrentado, desde a sua origem, ataques conservadores e anti-democráticos.

A Confederação é responsável pela existência de várias políticas públicas para a agricultura familiar existentes atualmente no Brasil. Nos anos subsequentes à redemocratização do país, a CONTAG investiu em pesquisa e em organização de estruturas sindicais, apontando um novo modelo de desenvolvimento rural e subsidiando as lutas, a exemplo do Grito da Terra Brasil, que reivindicou e conquistou o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), o Programa Nacional de Crédito Rural, entre outros.

Foi a Marcha das Margaridas coordenada pela CONTAG que conquistou a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO), a Política de Quintais Produtivos e, em um processo de ampla articulação, o Programa de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural.

Foi o protagonismo da luta das representações que trouxe dignidade aos trabalhadores e trabalhadoras rurais, por meio da aposentadoria rural, retirando da vulnerabilidade a população envelhecida do campo, das florestas e das águas.

Diante das recentes denuncias com relação aos descontos associativos do INSS, o Movimento Brasil Popular se manifesta em favor da investigação criteriosa das cobranças indevidas e sem autorização do beneficiário. Queremos que as organizações de fachada sejam severamente punidas e condenadas a devolverem os recursos recebidos, se forem comprovadas as irregularidades.

Mas é importante evidenciar para a sociedade brasileira quais são as organizações que representam de fato as necessidades dos trabalhadores e das trabalhadoras, como é o caso da CONTAG. Repudiamos qualquer iniciativa de criminalização das entidades sérias. Não podemos permitir que uma organização com uma história de luta e resistência, como é o caso da CONTAG, seja colocada na mesma situação de grupos inidôneos que agem de má fé.

Confiamos no valor da luta sindical rural implementa pela Confederação e desejamos que a verdade prevaleça. O Brasil não pode prescindir da força da CONTAG, que tem uma estrutura cuja base é a força produtiva que alimenta a população do campo e da cidade.
A CONTAG pode contar com nossa solidariedade na luta por justiça.

5 de maio de 2025
Movimento Brasil Popular

Vida longa a CONTAG!

Deixe um comentário