A luta do povo é o nosso lugar: combinar as formas de luta, avançar em 2024

Indicamos os companheiros Thiago Duarte e Joyce Pedroso como pré-candidatos a vereadores em São Paulo e Campina do Monte Alegre. Foto: Junior Lima

Movimento Brasil Popular indica pré-candidaturas para vereador em 2024

Em sua assembleia de fundação de 2022, o Movimento Brasil Popular aprofundou entre suas formulações a ideia da combinação das formas de lutas: de massas, ideológica e institucional. Neste sentido, são diversos os esforços do nosso Movimento em conseguir avançar neste tripé organizativo. No estado de São Paulo, 2023 foi marcado pela construção de iniciativas como os Agentes Populares de Alimentação, o Curso de Realidade Brasileira, os cursinhos populares da rede Podemos+, as festas populares como sambas e festa junina e intensas e diversas ações de solidariedade nos territórios junto aos Comitês Populares. Para 2024, intensificaremos nossa atuação nos eixos de combate à fome, educação e cultura. 

Igualmente, 2024 é ano de eleições municipais. É por isso que, reunidos em plenária na Casa Luís Gama no dia 14 de Novembro, o Movimento Brasil Popular do Estado de São Paulo discutiu e deliberou que, para 2024, lançaremos pré-candidaturas a vereadores nas cidades de São Paulo e de Campina do Monte Alegre. 

Já na capital, São Paulo, indicamos o companheiro Thiago Duarte como pré-candidato a vereador. Nascido e criado na cidade, Thiago é um militante histórico do campo popular, fundador do Levante aqui no município de SP. No Mackenzie, como bolsista, Thiago começou sua luta no movimento estudantil e, em seus 40 anos de vida, tem se dedicado intensamente hoje na construção do movimento popular e sindical, sendo hoje servidor público federal, diretor jurídico-parlamentar da FENAJUFE (Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário Federal e Ministério Público da União) e defensor dos direitos dos servidores públicos brasileiros.

Como pré-candidata a vereadora em Campina do Monte Alegre, indicamos a companheira Joyce Pedroso, natural do sudoeste paulista. A região tristemente conhecida como o “ramal da fome” do estado de São Paulo, é uma das áreas de menor desenvolvimento de todo estado. É ali que a companheira, cientista social de formação, vem desenvolvendo um trabalho político de organização popular da juventude através do Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus e do Levante Popular da Juventude. Esta experiência de educação popular movimenta anualmente centenas de jovens em busca de uma aprovação no vestibular e organiza, igualmente, um movimento de estudantes da UFSCAR, campus Lagoa do Sino, comprometidos com a transformação social e com políticas de extensão popular universitária. 

Ambos pré-candidatos são nomes comprometidos não apenas com suas lutas específicas, mas na construção de um campo político de movimentos populares que apontam para a transformação social do Brasil e que passa, necessariamente, por uma construção coletiva. Entendemos, também, que as eleições de 2024 exigem das forças populares uma elaboração política que dê conta de combinar a luta numa frente democrática contra a extrema-direita, que se articula ainda com o bolsonarismo, bem como uma frente de esquerda que seja capaz de se contrapor ao projeto neoliberal de retirada de direitos e que vêm dilacerando a vida dos milhões de paulistas com a precarização de serviços públicos essenciais.

Assim, estes nomes representam a síntese de lutas que ultrapassam a si mesmos e são apresentados por nós hoje como nomes capazes de articular políticas que olhem para o conjunto dos problemas da nossa sociedade, do campo e da cidade, dos bairros e favelas, dos trabalhadores públicos ou privados, dos estudantes e dos despossuídos. 

Anunciamos igualmente apoio a pré-candidatura do companheiro Guilherme Boulos à prefeitura de São Paulo, a qual, na avaliação deste movimento, representa os anseios de uma cidade que quer transformações estruturais, que avance em pautas fundamentais como o combate à pobreza, a fome e aos desmontes da saúde, educação e cultura do município. 

Entendemos os desafios que virão pela frente, desafios esses que iremos enfrentar em conjunto, com toda a militância que constrói o Movimento Brasil Popular. 

A LUTA DO POVO É O NOSSO LUGAR!

Direção Estadual do Movimento Brasil Popular

22 de Novembro, São Paulo, SP

Este post tem 2 comentários

  1. Lívio Pereira

    Pra cima. A luta no campo institucional também é uma luta importante!!!

    1. Movimento Brasil Popular

      Sigamos avançando nas trincheiras da luta institucional, companheiro!

Deixe um comentário